segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Oxumarê


                               Oxumarê
     É o Orixá da abundancia e da Fertilidade , esse Orixá participou da criação do mundo enrolando-se ao redor da terra , reunindo a matéria e dando forma ao mundo , Sustenta o universo , controla o põe os astros e o oceano em movimento .
        Rastejando pelo mundo , desenhou seus vales e rios , é a grande cobra que morde a cauda , representando a continuidade do movimento e do ciclo vital ,  Sua essência  e o movimento , a fertilidade , a continuidade da vida . A comunicação entre o céu e a terra é garantida por oxumaré . leva a agua dos mares , para o céu , para que a chuva possa formar-se é o -arco-iris- , a grande cobra colorida . Assegura comunicação entre o mundo sobrenatural , os antepassados e os homens e por isso é associado ao cordão umbilical .
           Seu dia na semana é Quinta-feira , suas cores são todas as cores do arco-íris , seu símbolo é o arco-íris, sua bebida é a água , suas comidas são : Banana e batata doce .
         Suas oferendas são : flores de todas as cores juntas , as oferendas para Oxumaré podem ser recebidas em florestas de preferência próximo e água doce, nascentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário