domingo, 12 de maio de 2013

São Cosme e São Damião


São Cosme e São Damião .
São Cosme e São Damião eram dois irmãos médicos, caridosos e bons, contudo na Umbanda foram sincretizados na linha de trabalhos das crianças . Ao contrário do que muitos pensam eles não eram crianças e nem se dedicavam em cuidar somente delas, porém no meio dos dois aparece uma criancinha chamada Doum que se veste igual a eles . Doum representa as crianças de até sete anos, talvez por essa imagem tenha se criado este ideia de eles serem crianças . não se sabe afirmar quando eles foram associados assim, o que se sabe é que eles tem a capacidade de agilizar tudo o que lhes é pedido em troca de doces e guloseima 
Diz a lenda que para cada dois gêmeos que nascem, um terceiro não nasce . Embora não apareça Doum é venerado e respeitado e faz parte da família dos Cosmes, chamado de ¨Aquele que não veio¨ . Doum era filho da empregada da família de Cosme e Damião, morreu no dia seguinte a tristeza dos irmãos, e foi levado por eles, que o amavam muito .
 Trabalhamos com os cosmes como entidades infantis, que morreram de alguma forma trágica, como de fome, sede ou por maus tratos . Há quem diga que os Cosmes nunca encarnaram, que eles são espíritos ¨encantados¨ e vivem em um mundo paralelo ao nosso, só que com magnetismo puro e energia individual .

Qualidades: Não possuem
Saudação: Oni Beijada !!!
Dia do ano: 27 de setembro
Dia da Semana: Segunda-feira
Flor: Todas as flores, miúdas e coloridas
Doce: Bala de goma, paçoca, suspiro, todos os doces em geral
Animal de estimação: Macaco
Função: Parto e infância, tudo relacionado a criança
Número: 02
Cor: Azul e rosa ou colorido
Ferramentas: 2 bonecos gêmeos, 2 cabacinhas, brinquedos...
Frutas: Manga, goiaba, mamão...
Ervas: Alfazema, erva-cidreira, camomila, erva-doce...

Nenhum comentário:

Postar um comentário